segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O maior título do Vasco em 2011, foi voltar a ser Vasco!


Mailson Furtado
Ao fim da tarde do dia 4 de dezembro de 2011, fim do Campeonato Brasileiro de Futebol, memoro o dia 20 de dezembro de 2000, noite a qual o Vasco sagrava-se campeão da Copa Mercosul, com o que foi pra mim o maior jogo que já assisti até hoje em toda minha vida e daí pelos próximos 10 anos, o Vasco sairia de fato do cenário principal do futebol nacional. No post de hoje não falarei especificamente da rodada, jogo, mas do Vasco, por ser meu time de coração e por ter sido um dos PROTAGONISTAS desse campeonato que mexeu com todo um país até seus instantes finais.
Acho oportuno falar isso, justamente por conta disso, já que um time que chega desacreditado, com um começo de ano pavoroso, onde muitas torcidas já nem o considerava um time tão grande assim, como sua história insiste em desmentir, por conta de que ao longo de uma década só fez apanhar, apanhar e apanhar, tendo uma causa nua e crua na frente dos olhos de todo um país: uma administração corrupta, roubalheira e sem-caráter, ao qual transformou o time que era o melhor do país em 10 anos atrás, em um time sem brilho, sem corpo, sem time.
Esse ano então veio para reverter isso, e para isso somente vascaínos, mas vascaínos de verdade mesmo, como são Roberto Dinamite, Felipe, Juninho, esse que aceitou vim jogar em seu time, assinando um contrato de 1 salário mínimo mensal, ele que pra mim foi o jogador que me tornou vascaíno e que me impulsionou o ser apaixonado por futebol, além dos tantos outros que se tornaram vascaínos ao longo do ano, Prass, Dedé, Fagner, Renato, Nilton, Rômulo, Elton, Eder Luiz, Alecsandro, Diego, Jumar, Cristóvão, Ricardo, Rodrigo Caetano, entre tantos outros importantíssimos. Eles que vieram por dá de volta a uma nação, a sua razão de existir, o seu time. Muitos torcedores de outras torcidas, principalmente flamenguistas, podem está comentando que já estamos tão acostumados em ser vice, que estão comemorando isso, mas não, comemoramos agora o maior título que o Vasco veio a ganhar nos últimos 10 anos: a volta da simpatia da sua torcida em acreditar que voltou a ter o seu time, que como seu próprio pseudônimo fala o Gigante da Colina, e gigante sim por que não?
Voltando aos vices-campeonatos conquistados na última década, hoje vendo isso, vejo que talvez vieram em boa hora, por conta de se caso, títulos, tivesse existido uma exaltação de uma administração falsa, imunda, que apesar de tudo que fez, tem a coragem de chegar em uma rede de televisão aberta e dizer: sou vascaíno! Vascaíno sou eu, e os milhares, milhões, num sei, que prendem a respiração em um ataque, que cruzam os dedos na cobrança de um pênalti, que choram no descenso para uma série B, que lotam o estádio com 70 mil pessoas num jogo final de série B em 2009, isso sim é ser vascaíno. Assim, termino com uma frase de Dinamite, após a final da Copa do Brasil, contra o Coritiba:
- Dá pra ser campeão sendo honesto!
E todos nossos títulos na história foram assim
Parabéns e obrigado a todos vocês por ensinarem e retornarem a uma nação, a sua felicidade de dizer: o meu time é Campeão, eu torço Vasco da Gama!
Foto: patosemcena.com.br

Um comentário: